Estrutura Organizacional
Dos Princípios e Finalidades da Administração Pública Municipal
Art. 1º. O Poder Executivo Municipal, por meio das ações diretas e
indiretas, tem como objetivos o desenvolvimento social e sustentável do
Município, bem como a geração de emprego e renda e o aprimoramento dos serviços
prestados à Comunidade, mediante o planejamento integrado de suas atividades,
buscando consolidar o Município como um centro de excelência, de inclusão
social e pólo regional.
Art. 2º. O planejamento integrado da gestão municipal obedecerá às
diretrizes estabelecidas pelo Executivo Municipal e será traçado através da
elaboração e manutenção dos seguintes instrumentos:
I. Plano Diretor;
II. Plano Plurianual de Investimentos;
III. Diretrizes Orçamentárias;
IV. Orçamento Anual.
Art. 3º. A elaboração e execução do planejamento das atividades municipais
guardarão inteira consonância com os Planos e Programas do Governo do Estado e
dos Órgãos da Administração Federal.
Art. 4º. A Administração Pública do Município de Cotriguaçu pautar-se-á
pelos princípios fundamentais previstos no art. 37 da Constituição Federal e:
I. Liderança Regional;
II. Espaço Territorial Prazeroso;
III. Educação formadora da cidadania;
IV. Parceria do Poder Público com a Iniciativa Privada;
V. Desenvolvimento econômico com responsabilidade social.
Art. 5º. O Poder Executivo será dirigido pelo Prefeito Municipal, auxiliado
pelo Vice-Prefeito, pelas Secretarias Municipais e demais órgãos enumerados nos
art. 10 e art. 11, com a estrutura hierárquica estabelecida no art. 12 desta
Lei.
Parágrafo único. As ações da Administração Pública Municipal serão
desenvolvidas prioritariamente mediante projetos, cuja implementação será de
competência de cada Secretaria responsável pela gestão.
Art. 6º. Para realizar investimentos, realizar
serviços públicos e desenvolver os meios indispensáveis ao cumprimento
eficiente de suas finalidades, a organização do Poder Executivo deverá:
I. adotar o planejamento estratégico e sistêmico, democratizando a ação
administrativa, através da participação da sociedade civil, de forma a
contemplar as aspirações dos diversos segmentos sociais;
II. valorizar os servidores por meio da execução de políticas de
permanente desenvolvimento de competências e técnicas apropriadas, criando
satisfação pessoal e profissional apoiada por processos competitivos de
seleção, promoção e remuneração.
III. investir na melhoria da qualidade dos serviços públicos, motivando
o servidor público para atender o povo, destinatário final de suas ações, de
forma ética e humana;
IV. promover a modernização permanente dos órgãos, entidades,
instrumentos e procedimentos da Administração Pública Municipal com vistas a
redução de custos, minimização dos desperdícios e a obtenção de serviços de
qualidade.
V. estabelecer formas de comunicação governo-sociedade, que permitam a
adoção e participação da perspectiva do cidadão-usuário nas ações de melhoria
contínua da qualidade dos serviços públicos;
VI. estimular a gestão descentralizada, quer territorial, funcional ou
social, a fim de aproximar a ação governamental dos cidadãos-usuários e
promover o desenvolvimento local, funcionando como agente de mobilização e
integração dos recursos sociais;
VII. realizar investimentos públicos indispensáveis à criação de
Infra-estrutura e Trânsito Rodoviário que proporcione o desenvolvimento
sustentável do Município e a elevação da qualidade de vida da população;
VIII. preservar o equilíbrio das contas municipais e aumentar a
capacidade de investimento do Município.
Título II
Da Administração do
Município
Capítulo I
Da Estrutura do
Poder Executivo
Art. 7º. O Poder Executivo Municipal, cuja
personalidade jurídica se intitula Município de Cotriguaçu, representado pelo
Prefeito Municipal, é constituído pelos Órgãos da Administração Direta e
Indireta.
Art. 8º. A Administração Direta compreende os órgãos
municipais encarregados da formulação da política de gestão pública e do
ordenamento operacional das atividades da Administração Municipal, visando
cumprir suas finalidades, bem como a prestação de assessoramento direto ao
Prefeito Municipal no exercício das funções institucionais.
Art. 9º. A Administração Indireta compreende
entidades instituídas em Lei específica para ampliar a administração direta ou
aperfeiçoar sua ação executiva no desempenho de atividades de interesse
público, de cunho econômico, ambiental, tecnológico ou social.
Art. 10. São órgãos diretamente subordinados ao
Prefeito Municipal:
A. Órgãos de Assessoramento:
I. Gabinete do Prefeito Municipal;
II. Controladoria do Município;
III. Procuradoria Geral do Município;
IV. Assessoria Jurídica.
B. Órgãos Auxiliares:
I. Secretaria Municipal de Finanças;
II. Secretaria Municipal de Administração;
III. Secretaria Municipal de Governo;
C. Órgãos de Administração Específica:
I. Secretaria Municipal de Educação e Cultura;
II. Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer;
II. Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento;
III. Secretaria Municipal de Assistência, Gestão Social e Trabalho;
IV. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio
Ambiente e
Assuntos Fundiários;
V. Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Trânsito Rodoviário;
E. Órgãos Consultivos.
I. Conselhos Municipais constituídos em Lei.
Art. 11. São órgãos técnicos vinculados ao nível
hierárquico a que ele se subordina:
I. Diretorias;
II. Assessorias;
III. Assistências;
IV. Departamentos;
V. Coordenadorias;
VI. Divisões;
VII. Equipe Operacional;
VIII. Turma;
IX. Representante.
Art. 12. São as vinculações da titularidade dos cargos
em comissão em relação aos Órgãos da Administração bem como seu nível
hierárquico:
Órgãos da
Administração Direta |
Cargo do Titular |
Nível Hierárquico |
I. Gabinete do Prefeito
Municipal |
Prefeito
Municipal |
1° escalão |
II. Chefia de Gabinete |
Chefe |
2° escalão |
III. Secretaria Municipal |
Secretário (a) |
2° escalão |
IV. Controladoria do Município |
Controlador
Municipal |
2° escalão |
V. Procuradoria Geral do
Município |
Procurador Geral
do Município |
2° escalão |
VI. Assessoria Jurídica |
Assessor (a)
Jurídico (a) |
2° escalão |
VII. Assessoria Administrativa |
Assessor (a)
Administrativo (a) |
2° escalão |
VIII. Assessoria Desenvolvimento |
Assessor (a)
Desenvolvimento (a) |
2° escalão |
IX. Diretoria |
Diretor (a) |
3° escalão |
X. Assessoria |
Assessor (a) |
3° escalão |
XI. Representante |
Representante |
3° escalão |
XII. Coordenadoria |
Coordenador |
4° escalão |
XIII. Departamento |
Chefe |
4° escalão |
XIV. Divisão |
Chefe |
5° escalão |
XV. Turma |
Chefe |
6° escalão |
XVI. Equipe Operacional |
Chefe |
6° escalão |
Parágrafo Único. Na elaboração do organograma, da nomenclatura dos
órgãos e as das competências específicas de cada órgão, o nível hierárquico de
menor escalão estará diretamente subordinado ao de nível imediatamente superior
a ele vinculado.
Art. 13. O Poder Executivo especificará em Decreto o
organograma, a nomenclatura dos órgãos segundo as suas competências
específicas, nível hierárquico a que se subordina bem como as atribuições dos
cargos em comissões.
Art. 14. A Controladoria do Município, o Procurador
Geral do Município, o Chefe de Gabinete e a Assessoria Jurídica do Município
estão no mesmo nível hierárquico das Secretarias Municipais.
Art. 15. Os Secretários Municipais, o Controlador
Municipal e o Procurador Geral do Município poderão ser ordenadores de despesas
conforme vier a ser autorizado em Decreto.
Art. 16. As Secretarias são órgãos da administração direta, dirigidas por
Secretários, estruturadas com a finalidade de, na forma da Lei Orgânica do
Município de Cotriguaçu, assistir o Prefeito Municipal em seu campo de atuação.
Art. 17. As Secretarias definirão, no seu campo de
atuação, as diretrizes políticas e os programas relativos à sua área e
estabelecerão as diretrizes técnicas para a execução de suas atividades.
Parágrafo Único. As Secretarias articular-se-ão, para o atendimento de
suas finalidades, com órgãos e entidades federais, estaduais e de outros
Municípios.
Art. 18. Portaria do Prefeito Municipal disporá sobre
a substituição do Secretário em suas ausências e impedimentos legais.
Capítulo II
Das Secretarias Municipais e Órgãos Equivalentes
Seção I
Do Gabinete do Prefeito Municipal
Art. 19. O Gabinete do Prefeito, órgão dotado de autonomia funcional, tem
por finalidade prestar Gestão e assessoramento direto e imediato ao Prefeito.
Art. 20. Compete ao Gabinete do Prefeito Municipal:
I. coordenar, supervisionar, controlar e gerenciar as atividades de
apoio direto ao Prefeito Municipal;
II. dar Gestão direta e imediata ao Prefeito Municipal na sua
representação institucional e social e o apoio de protocolo nos atos públicos
que ele participar.
III. desempenhar missões específicas, expressamente atribuídas por meio
de atos próprios, despachos e ordens verbais.
IV. desenvolver outras atividades destinadas à consecução de seus
objetivos.
Seção II
Da Controladoria do Município
Art. 21. A Controladoria do Município, órgão dotado de
autonomia funcional, tem por finalidade executar a auditoria interna preventiva
e de controle dos órgãos e entidades do Poder Executivo.
Art. 22. Compete à Controladoria do Município:
I. dirigir, supervisionar e executar os serviços de auditoria nas áreas
administrativa, contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial e
de custos dos órgãos e entidades do Poder Executivo;
II. avaliar o cumprimento das metas previstas nas leis orçamentárias ou
em outros atos legislativos ou administrativos;
III. aferir a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e
eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e
entidades da administração municipal bem como da aplicação de recursos públicos
por entidades de direito privado;
IV. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias bem
como os direitos e haveres do município;
V. apoiar a participação pública e os controles externos no exercício da
sua missão institucional;
VI. desenvolver outras atividades destinadas à consecução de seus
objetivos.
Seção III
Da Procuradoria Geral do Município
Art. 23. A Procuradoria-Geral do Município tem por
finalidade planejar, coordenar, controlar e executar as atividades jurídicas e
correlatas de interesse do Município.
Art. 24. Compete a Procuradoria Geral do Município:
I. defender, em juízo ou fora dele, os direitos e interesses do
Município;
II. promover a cobrança judicial da Divida Ativa do Município ou de
quaisquer outra dívidas que não forem liquidadas nos prazos legais;
III. assessorar o Prefeito Municipal nos atos executivos relativos a
desapropriação, alienação e aquisição de imóveis pelo Município e nos contratos
em geral;
IV. proporcionar assessoramento jurídico aos órgãos do Município e em
processos administrativos.
Parágrafo único. O provimento do cargo de Procurador Geral do Município
será definido em Lei Complementar Municipal específica.
Seção IV
Da Assessoria Jurídica do Município
Art. 25. A Assessoria Jurídica do Município tem por
finalidade planejar, coordenar, controlar e executar as atividades de
assessoria jurídicas e correlatas de interesse do Município.
Art. 26. Compete à Assessoria Jurídica do Município:
I. prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Poder Executivo
Municipal, incluída a Gestão ao Prefeito nos assuntos relativos a
Municipalidade;
II. representar o Município em qualquer juízo ou tribunal, atuando nos
feitos em que tenha interesse, inclusive em matéria tributária e fiscal;
III. representar, em regime de colaboração, interesse de entidade da
Administração em qualquer juízo ou tribunal, mediante solicitação da entidade e
autorização do Prefeito Municipal;
IV. desenvolver outras atividades destinadas à consecução de seus
objetivos.
V. exercer as competências do Procurador Geral do Município na falta
deste.
Seção V
Da Secretaria Municipal de Governo
Art. 27. A Secretaria Municipal de Governo tem por finalidade planejar,
organizar, dirigir, coordenar e controlar as ações políticas e de comunicação
social do Poder Executivo Municipal, visando à integração das políticas
públicas e das atividades dos órgãos e das entidades da Administração Pública.
Art. 28. Compete à Secretaria Municipal de Governo:
I. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades
quanto à orientação das ações políticas do Governo Municipal na execução do
programa de governo e nas relações com a sociedade;
II. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar, com a participação
dos órgãos e entidades da Administração Pública, as políticas de mobilização
social;
III. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades
de eventos, campanhas e promoções de caráter público, de interesse social, bem
como, a divulgação das realizações da Administração Municipal em todas as áreas
e níveis;
IV. efetivar a comunicação dos programas, projetos e ações
governamentais e a promoção da veiculação da publicidade obrigatória, bem como,
a manutenção e alimentação de dados e informações do site oficial da Internet;
V. executar as atividades de cerimonial público e da condução da
organização de eventos e solenidades do Poder Executivo Municipal, garantindo a
qualidade e o cumprimento do protocolo oficial;
VI. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais, bem como, entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência;
VII. desenvolver outras atividades destinadas à consecução de seus
objetivos.
Seção VI
Da Secretaria Municipal de Finanças
Art. 29. A Secretaria Municipal de Finanças tem por finalidade planejar,
organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades contábeis, financeiras,
fazendária municipal e fiscal, visando fortalecer a capacidade gerencial,
normativa e garantir o pleno funcionamento do Poder Executivo Municipal,
promovendo seu constante aprimoramento organizacional.
Art. 30. Compete à Secretaria Municipal de Finanças:
I. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência;
II. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades
relativas a lançamento, arrecadação, cobrança e fiscalização dos tributos,
mantendo atualizado os respectivos cadastros;
III. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a inscrição da
dívida ativa, a cobrança dos créditos tributários e fiscais do Município;
IV. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a contabilização
financeira, patrimonial e orçamentária do Município, nos termos da legislação
em vigor;
V. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar o recebimento das
rendas municipais, os pagamentos dos compromissos do Município e as operações
relativas a financiamentos e repasses;
VI. promover estudos e fixar critérios para a concessão de incentivos
fiscais e financeiros, tendo em vista o desenvolvimento econômico e social do
Município.
VII. planejar, coordenar e avaliar o planejamento das atividades,
programas e política de desenvolvimento do Município e do programa de governo;
VIII. articular, coordenar e elaborar o Plano Plurianual de
Investimentos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual do
Município mediante orientação normativa, metodológica e executiva do processo
de programação governamental, em articulação com as os demais órgãos e
entidades da Administração Pública;
IX. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução
orçamentária da administração direta e indireta e dos fundos municipais;
X. coordenar, em articulação com as demais Secretarias Municipais e
demais órgãos e entidades da Administração Pública, a captação e negociação de
recursos junto a órgãos e instituições nacionais e internacionais e
monitoramento da aplicação;
XI. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência bem como
cadastrar, acompanhar e controlar a execução dos convênios dos demais órgãos,
entidades e fundos;
XII. exercer outras atividades destinadas à consecução de seus
objetivos.
Seção VII
Da Secretaria Municipal de Administração
Art. 31. A Secretaria Municipal de Administração tem por finalidade
planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades de
desenvolvimento de recursos humanos e planejamento, visando fortalecer a
capacidade gerencial, normativa, operacional e tecnológica da gestão pública e
garantir o pleno funcionamento do Poder Executivo Municipal e promovendo seu
constante aprimoramento organizacional.
Art. 32. Compete à Secretaria Municipal de Administração:
I. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades
administrativas, de recursos humanos, de segurança e medicina do trabalho, de
patrimônio e de serviços gerais;
II. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades de
organização, informática e sistema de informações;
III. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência;
IV. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades de
planejamento urbano e de implementação do Plano Diretor do Município, em
integração com as demais secretarias;
V. planejar, coordenar e avaliar o planejamento das atividades,
programas e política de desenvolvimento do Município e do programa de governo;
VI. articular, coordenar e elaborar o Plano Plurianual de Investimentos,
a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual do Município
mediante orientação normativa, metodológica e executiva do processo de
programação governamental, em articulação com as os demais órgãos e entidades
da Administração Pública;
VII. coordenar, em articulação com as demais Secretarias Municipais e
demais órgãos e entidades da Administração Pública, a captação e negociação de
recursos junto a órgãos e instituições nacionais e internacionais e
monitoramento da aplicação;
VIII. coordenar as atividades relacionadas com o sistema de informação
da Administração Direta do Poder Executivo;
IX. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência bem como
cadastrar, acompanhar e controlar a execução dos convênios dos demais órgãos,
entidades e fundos;
X. exercer outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.
Seção VIII
Da Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Art. 33. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura
tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os
programas, projetos e atividades educacionais, culturais e esportivos do
Município, visando à formação escolar e de cidadania, bem como o a preservação
e a revitalização de seu patrimônio histórico, artístico e cultura.
Art. 34. Compete à Secretaria Municipal de Educação e Cultura:
I. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a atividade da
política educacional e da organização escolar nos aspectos pedagógico,
administrativo e legal, como atuação prioritária no ensino infantil e
fundamental e preservação dos valores regionais e locais;
II. integração das ações do Município visando a erradicação do
analfabetismo, a melhoria da qualidade de ensino e a valorização dos
profissionais da educação;
III. promover e incentivar à qualidade e capacitação dos
profissionais que atuam nos ambientes educacionais do Município;
IV. acompanhar e controlar a aplicação dos recursos financeiros de
custeio e investimento no sistema e no processo educacional do Município, para
fins de avaliação e verificação do cumprimento das obrigações constitucionais;
V. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar programas,
projetos e atividades que visem ao desenvolvimento cultural e à preservação e à
revitalização do patrimônio histórico, artístico e cultural do Município.
VI. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência;
VII. exercer outras atividades destinadas à consecução de seus
objetivos.
Seção IX
Da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer
Art. 35. A Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, tem por tem
por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os
programas, projetos e atividades do Município visando promover atividades
relacionadas com esporte, desenvolvimento físico esportivo o turismo e lazer e
do turismo e lazer.
Art. 36. Compete à Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer:
I. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades de
práticas esportivas, recreativas e de educação física;
II. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades de
planejamento, implantação e controle de equipamentos de lazer e turísticos no
Município;
III. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades
de planejamento, implantação e controle de equipamentos esportivos no
Município;
IV. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades
relativas ao turismo e lazer;
V. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência;
VI. exercer outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.
Seção X
Da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento
Art. 37. A Secretaria Municipal de Saúde, tem por tem por finalidade
planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os programas, projetos e
atividades do Município visando promover o atendimento integral à saúde e
saneamento básico da população do Município.
Art. 38. Compete à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento:
I. formular, em articulação com o Conselho Municipal de Saúde, a
política de saúde do Município e sua execução, mediante promoção da integração,
disseminando e hierarquizando os serviços de saúde, em conformidade com as
normas do Sistema Único de Saúde;
II. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades no
âmbito da saúde, bem como elaborar normas sobre estas atividades;
III. coordenar, supervisionar e executar os programas, projetos, atividades
e ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde, em articulação com a Secretaria
de Estado e com o Ministério da Saúde;
IV. coordenar e executar, direta ou indiretamente, serviços de limpeza
pública, coleta e destinação final do lixo, de capina, varrição e limpeza das
vias e logradouros públicos, mercados e feiras livres;
V. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os planos,
programas, projetos e atividades do Saneamento Urbano Básico;
VI. coordenar, fiscalizar e executar ações de vigilância sanitária e a
aplicação do ordenamento normativo da defesa sanitária vegetal e animal, no
território do Município;
VII. promover medidas preventivas de proteção à saúde, em especial, as
de caráter imunológico e educativo, concernentes ao perfil epidemiológico do
Município e as ações de prevenção da saúde bucal;
VIII. executar serviços de vigilância epidemiológica e de saúde do
trabalhador e colaboração na fiscalização das agressões ao meio ambiente que
tenham repercussão sobre a saúde humana;
IX. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência;
X. exercer outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.
Seção XI
Da Secretaria Municipal de Assistência, Gestão Social e Trabalho
Art. 39. A Secretaria Municipal de Assistência, Gestão Social e Trabalho
tem por tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar
os programas, projetos e atividades do Município vinculado à ação social,
habitacional e do trabalho, visando melhorar a qualidade de vida e garantir o
bem-estar da população.
Art. 40. Compete à Secretaria Municipal de Assistência, Gestão Social e
Trabalho:
I. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os programas,
projetos e atividades de ação social;
II. formular e executar políticas públicas de gestão social, mediante o
desenvolvimento de ações de proteção e amparo à família, maternidade, infância,
adolescente, portadores de necessidades especiais e melhor idade;
III. desenvolver e implementar programas destinados às crianças e aos
adolescentes em situação de risco, com orientação familiar, além do programa de
atendimento aos moradores de rua;
IV. coordenar, supervisionar e executar atividades de gestão social ao
carente, à criança e ao adolescente, ao idoso, visando garantir condições de
bem estar físico, mental e social;
V. executar política municipal de gestão social no atendimento ao
carente, à criança e ao adolescente, ao idoso, visando garantir condições de
bem estar físico, mental e social;
VI. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os programas e
projetos habitacionais no Município;
VII. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os programas e
projetos que oportunize a capacitação, formação e qualificação profissional
para permitir a melhoria de renda e das oportunidades de ocupação das pessoas;
VIII. incentivar e apoiar o cidadão em todas as formas de exercício da
cidadania e o fomento às atividades da sociedade civil na efetivação e
fortalecimento dos direitos e deveres sociais;
IX. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades governamentais
e não governamentais nas áreas de sua competência;
X. exercer outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.
Seção XII
Da Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários
Art. 41. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura,
Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, tem por tem por finalidade planejar,
organizar, dirigir, coordenar e controlar os programas, projetos e atividades
do Município visando o seu desenvolvimento econômico, da agricultura, pecuária,
meio ambiente e à regularização fundiária.
Art. 42. Compete à Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico,
Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários:
I. o planejamento, o gerenciamento e a execução das políticas voltadas
para:
a) o fomento das atividades e pesquisas da agricultura, pecuária,
silvicultura, apicultura, aqüicultura, fruticultura e abastecimento, abrangendo
a pesquisa, experimentação, produção, armazenagem e comercialização, a
vigilância e a defesa sanitária animal e vegetal, a padronização e a inspeção
de produtos vegetais e animais e dos insumos agropecuários, o cooperativismo e
o associativismo rural, a assistência técnica e a extensão rural, o apoio ao
empresário ou investidor rural, os assuntos fundiários no Município;
II. a captação e a difusão tecnológicas nas áreas da agropecuária e de
armazenagem;
III. a normatização e o controle de qualidade dos produtos
agropecuários;
IV. a informação agrícola;
V. a fiscalização dos insumos utilizados nas atividades agropecuárias e
da prestação de serviços no setor;
VI. a classificação e a inspeção de produtos e derivados animais e
vegetais;
VII. a proteção, conservação e manejo do solo, voltados ao processo
produtivo agrícola e pecuário;
VIII. articular-se com as demais Secretarias para compatibilização da
Política Fundiária e do uso do solo rural, com as ações da Política Agrícola, e
com a Política Ambiental estabelecendo diretrizes e organização rural;
IX. adotar medidas que visam á regularização Fundiária;
X. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência;
XI. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as políticas,
projetos e programas de atuação do Município nos setores de indústria,
comércio, serviços e empreendedorismo;
XII. diagnosticar e difundir as potencialidades do Município buscando a
atração de capital de investimento, procurando incrementar o desenvolvimento
econômico e social nos diversos setores econômicos;
XIII. fomentar apoiando a produção e a comercialização de produtos
gerados no município, buscando rotas alternativas que produza menor impacto de
mercado versos custo da produção;
XIV. fomentar e gerenciar programas de incentivo ao desenvolvimento
econômico através de programas de apoio e incentivo às ações comunitárias;
XV. diagnosticar e planejar as ações de qualificação profissional,
segurança e saúde do trabalhador, a geração de emprego e renda, e a
intermediação de emprego;
XVI. exercer outras atividades destinadas à consecução de seus
objetivos.
XXII. exercer outras atividades destinadas à consecução de seus
objetivos.
Seção XIII
Da Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Trânsito Rodoviário
Art. 43. A Secretaria Municipal de Infra-estrutura e
Trânsito Rodoviário tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar
e controlar os programas, projetos e atividades do Município vinculados a
estruturação urbana e rural, visando ao ordenamento socialmente justo e
ecologicamente equilibrado do Município.
Art. 44. Compete à Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Trânsito
Rodoviário:
I. cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no
âmbito de suas atribuições;
II. planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos,
pedestres e animais, e promover o desenvolvimento da circulação e segurança de
ciclistas;
III. implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os
dispositivos e equipamentos de controle viário;
IV. coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de
trânsitos e suas causas;
V. estabelecer, em conjunto com órgão de polícia de trânsito, as
diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito;
VI. executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas
administrativas cabíveis por infração de circulação, estacionamentos e paradas,
previstas no Código de Trânsito Brasileiro, no exercício regular do Poder de
Polícia de Trânsito;
VII. aplicar as penalidades de advertência por escrito, autuar e multar
por infrações de circulação, estacionamento e paradas previstas no Código de
Trânsito Brasileiro, notificando os infratores e arrecadando as multas
aplicadas;
VIII. fiscalizar, autuar e aplicar as penalidades e medidas
administrativas cabíveis, relativas as infrações por excesso de peso, dimensão
e lotação dos veículos, bem como notificar e arrecadar as multas aplicadas;
IX. fiscalizar o cumprimento do disposto no art. 95, da Lei Federal n.º
9.503/1997, aplicando as penalidades e arrecadando as multas previstas;
X. implantar, manter, operar e fiscalizar, o sistema de estacionamento
rotativo pago nas vias;
XI. arrecadar valores provenientes de estada e remoção de veículos e
objetos, e escolta de veículos de cargas superdimensionadas ou perigosas;
XII. credenciar os serviços de escoltas, fiscalizar e adotar medidas de
segurança relativas aos serviços de remoção de veículos escoltas, e transportes
de carga indivisível;
XIII. integrar-se a outros órgãos e entidades do sistema nacional de
trânsito para fins de arrecadação e compensação de multas impostas na área de
sua competência, com vistas a unificação do licenciamento, à simplificação e a
celeridade das transferências de veículos e de proprietários dos condutores, de
uma para outra unidade da federação;
XIV. implantar as medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa
Nacional de Trânsito;
XV. promover e participar de projetos e programas de Educação e
Segurança de Trânsito, de acordo com as diretrizes estabelecida pelo CONTRAN;
XVI. planejar e implantar medidas para a redução da circulação de
veículos e reorientação do tráfego, com objetivo de diminuir a emissão global
de poluentes;
XVII. registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores,
veículos de tração e propulsão humana e tração animal, fiscalizando, atuando,
aplicando penalidades e arrecadando as multas decorrentes de infrações;
XVIII. conceder autorização para conduzir veículos de propulsão humana e
tração animal;
XIX. articular-se com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito
no Estado, sob coordenação do respectivo CETRAN;
XX. fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruídos produzidos pelos
veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art.
66, da Lei Federal nº 9.503/1997, além de dar apoio às específicas de órgão
ambiental, quando solicitado;
XXI. vistoriar veículos que necessitem de autorização especial por
transitar e estabelecer os requisitos técnicos a serem observados para sua
circulação;
XXII. coordenar e fiscalizar os trabalhos na área de Educação de
Trânsito no Município;
XXIII. executar, fiscalizar e manter em perfeitas condições de uso a
sinalização semafórica;
XXIV. realizar estatística no que tange a todas as peculiaridades dos
sistemas de tráfego.
XXV. normatizar, monitorar, fiscalizar e avaliar a elaboração de
projetos e obras de intervenção urbana e rural, do parcelamento, ocupação e
valorização do solo urbano;
XXVI. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a
administração das obras e/ou serviços de execução direta e indireta do
município em integração com as demais secretarias municipais;
XXVII. gerir, com a colaboração com as demais secretarias municipais os
bens públicos originários de parcelamento e desmembramento do solo e de
operações urbanas e afins, bem assim os caracterizados como áreas
institucionais;
XXVIII. normatizar, monitorar e avaliar a fiscalização de obras e
posturas do Município;
XXIX. coordenar a elaboração da política e legislação de proteção do
patrimônio histórico urbano, articulando-a com a política de estruturação
urbana do Município;
XXX. coordenar as ações de concessionárias de serviço público;
XXXI. gerenciar e executar ações para captação de recursos para
programas e projetos de interesse do Município;
XXXII. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução de
convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades governamentais
e não governamentais nas áreas de sua competência;
XXXIII. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os programas
de iluminação pública;
XXXIV. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as
atividades relativas a movimentação e controle de veículos, máquinas e
equipamentos de uso geral da Administração;
XXXV. promover a construção, pavimentação e conservação de estradas
municipais e vias urbanas, bem como do sistema de drenagem;
XXXVI. monitorar e avaliar a implementação dos planos, programas e ações
decorrentes de transporte;
XXXVII. planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar a execução
de convênios firmados com órgãos federais e estaduais bem como entidades
governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência;
XXXVIII. exercer outras atividades destinadas à consecução de seus
objetivos.
Seção XIV
Dos Órgãos Técnicos
Art. 45. São as atribuições dos órgãos técnicos:
I. Coordenadoria: agregam e implementam as atividades inerentes a campos
específicos de suas atribuições promovendo a integração das atividades
desenvolvidas sob sua coordenação;
II. Assessorias: exercem o assessoramento direto aos órgãos a que se
subordina, dentro das competências que lhe são atribuídas;
III. Departamentos: agregam e implementam as atividades inerentes a
campos funcionais específicos de suas atribuições, promovendo a direção e o
controle das atividades e ações sob sua responsabilidade;
IV. Gestão: executam atividades específicas dentro do campo de
atribuição própria do nível hierárquico que está integrado;
V. Divisão: executam atividades específicas dentro do campo de
atribuição própria do nível hierárquico que está integrado;
VI. Equipe Operacional: executam atividades específicas dentro do campo
de atribuição de chefia de equipe operacional;
VII. Turma: executam atividades específicas dentro do campo de
atribuição de chefia de turma de serviço.
Seção XV
Dos Conselhos Consultivos
Art. 46. Os Conselhos Consultivos são formados pelos Conselhos Municipais
constituídos em Lei específica.
Seção XVI
Das Juntas Administrativas de Recursos - Jarí
Art. 47. Fica criada no Município de Cotriguaçu uma Junta Administrativa de
Recursos de Infrações - JARI, responsável pelo julgamento de recursos
interpostos contra a penalidade imposta pela Secretaria Municipal de
Infra-estrutura, de trânsito e rodoviário criado nos termos desta lei, e na
esfera de sua competência.
Art. 48. A JARI será composta pelos seguintes membros:
I. 1 (um) representante do órgão que impôs a penalidade;
II. 1 (um) representante indicado pela entidade representativa da
sociedade ligada à área de trânsito.
III. 1 (um) representante com conhecimento na área de trânsito com no
mínimo nível médio;
§1º. A nomeação dos três titulares e dos respectivos suplentes será
efetivada pelo Prefeito do respectivo município;
§2º. O mandato dos membros da JARI terá duração de 2 (dois anos),
permitida recondução por mais dois anos.
Art. 49. A JARI deverá informar ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) a
sua composição e encaminhará o seu regimento interno, observada a Resolução
147/2003, que estabelece as diretrizes para elaboração do regimento interno da
JARI.
Capítulo III
Da Organização da
Administração Indireta
Art. 50. A Administração Indireta é composta pelo PREVI – COTRI – Instituto
Municipal de Previdência Social dos Servidores do Município de Cotriguaçu e por
outros órgãos que vierem a ser instituídos em Lei.
Título III
Das Diretrizes da
Gestão Pública Municipal
Art. 51. As ações da Administração Pública Municipal
obedecerão aos seguintes princípios de gestão:
I. planejamento;
II. coordenação;
III. controle;
Parágrafo Único. Para a coordenação eficaz dos programas, projetos e
atividades no âmbito da Administração Pública Municipal definidas as
prioridades de governo.
Capitulo I
Do Planejamento
Art. 52. As ações do Poder Executivo Municipal deverão
ser objeto de planejamento, que compreenderá a elaboração, acompanhamento,
integração e avaliação dos seguintes instrumentos:
I. Plano Plurianual;
II. Leis de Diretrizes Orçamentárias;
III. Leis Orçamentárias Anuais;
IV. Plano Diretor do Município;
§1º. As ações de planejamento serão executadas pelas Secretarias dentro
de sua esfera de competência, observadas as diretrizes técnicas.
§2º. Para a elaboração dos orçamentos anuais serão devidamente
consideradas as demandas da comunidade, expressas nas audiências públicas.
Art. 53. O planejamento implicará no estabelecimento de prioridades, na
análise da viabilidade técnico-administrativa dos planos, programas e projetos,
acompanhamento e avaliação de sua execução e a verificação dos ajustes
necessários à realização das metas previstas nos instrumentos acima
mencionados.
Art. 54. Constará dos planos e programas governamentais a especificação dos
órgãos ou entidades responsáveis pela sua execução.
Capítulo II
Da Coordenação
Art. 55. As atividades da mesma natureza, comuns a
diversos órgãos ou entidades da Administração Pública Municipal, serão
agrupadas funcionalmente e submetidas à mesma coordenação central, a cargo da
Secretaria Municipal de Administração e Finanças.
Art. 56. Os órgãos e entidades com atividades e
ações na mesma área geográfica deverão atuar de forma articulada e coordenada,
com o objetivo de assegurar e otimizar a programação e execução integrada dos
serviços municipais.
Art. 57. As ações, os planos e projetos do Poder
Executivo Municipal serão articulados e coordenados visando à otimização dos
recursos disponíveis, sem prejuízo da posição hierárquica, dos vínculos de
subordinação e controle e das relações de orientação técnica, considerando-se
entre si articulados todos os órgãos do Poder Executivo Municipal, com o
objetivo de racionalizar esforços e evitar a duplicidade de atividades.
Capítulo III
Do Controle
Art. 58. O controle das atividades da
Administração Pública Municipal terá como objetivo acompanhar a execução dos
programas de trabalho e do orçamento, avaliar a sua legalidade e conformidade
com o Direito, aferir os resultados alcançados e verificar se os contratos e
convênios foram fielmente adimplidos.
Art. 59. O controle das atividades da Administração
Municipal deverá estar estruturado em sistemas informatizados que possibilitem:
I. apoiar a realização dos processos internos da administração;
II. aumentar a eficiência da máquina administrativa;
III. aumentar a velocidade de introdução de métodos modernos de gestão;
IV. disponibilizar informações relevantes de forma rápida e pró-ativa;
V. permitir e fomentar o controle público sobre as despesas públicas.
Art. 60. Os órgãos e entidades da Administração Municipal submetem-se ao
controle externo e interno, na forma da Constituição Federal, da Constituição
do Estado de Mato Grosso, da Lei Orgânica do Município de Cotriguaçu e demais
diplomas aplicáveis.
Art. 61. O controle externo do Poder Executivo,
compreendendo a administração direta e indireta, será exercido, entre outros,
pela Câmara Municipal e pelo Tribunal de Contas do Estado.
Art. 62. O controle interno do Poder Executivo é
exercido pela Controladoria Municipal.
Art. 63. Compete às Secretárias, dentro da esfera de
competência de cada uma delas, controlar a execução dos programas de trabalho,
assim como observar as normas que regem a atividade específica de cada órgão ou
entidade subordinada ou vinculada da administração direta ou indireta,
ressalvadas as competências dos órgãos institucionais de controle,
especialmente a Procuradoria Geral do Município, Assessoria Jurídica do
Município, Controladoria do Município e Comissão Permanente de Licitação.
Art. 64. A Administração Pública propiciará o acesso à
informação sobre os seus atos e ações através de meio eletrônico, especialmente
sobre os gastos, receitas e indicadores de desempenho.
Parágrafo único. A providência prevista no caput do presente artigo não
ilide o direito líquido e certo de qualquer cidadão ter acesso a documentos
públicos, ressalvadas as hipóteses de impedimentos legais.
Título IV
Da Descentralização
Capítulo I
Da Autonomia
Art. 65. O Poder Executivo Municipal poderá atribuir
autonomia relativa a órgãos ou entidades para a execução de obras, atividades
ou serviços, desde que definidos os municípios.
Jakeline Pereira dos Santos
(63) 99221-8809
(63) 99221-8809
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Segunda a Sexta-feira das 12:30 às 17:30
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A Secretaria Municipal de Saúde tem a missão de: Planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de Saúde do município, conforme diretrizes SUS compreendendo portanto o cuidado ambulatorial e hospitalar de urgências e emergências e também na Atenção Básica com Estratégia de Saúde da Família, Ações de Vigilância Sanitária e Epidemiológica na sua competência. Também procura desenvolver um mecanismo que visa assegurar aos usuários do SUS tratamento de forma igualitária e com equidade.
Lucivania Pereira dos Santos
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A Secretaria Municipal de Assistência Social tem a missão de; Planejar, coordenar, avaliar e executar a política de assistência social e de inclusão social, amparada nos princípios de igualdade, solidariedade e de cidadania; Planejar e coordenar a execução dos programas, projetos e atividades, que criem oportunidades de emprego e melhorem a renda da população menos favorecida; Fomentar, articular e implementar políticas de apoio ao portador de necessidades especiais, propiciando-lhe os instrumentos e oportunidades de trabalho, lazer, habitação, mobilidade e acessibilidade, mediante parcerias com órgãos federais, estaduais, municipais e entidades civis; Adotar medidas para melhorar as condições de habitabilidade da população carente, bem como dos assentamentos subnormais; Planejar, coordenar e executar ações da assistência social que complementem as necessidades dos cidadãos em relação à família, à maternidade, à infância e à adolescência, e ao idoso; Promover ações e eventos de cidadania nas diversas áreas do Município, em articulação com as demais Secretarias; Prestar suporte operacional, orientação e apoio técnico às atividades dos conselhos municipais que atuem na área da assistência social e habitação; Planejar, coordenar e executar a política de segurança alimentar, articulada com políticas intersetoriais; Fomentar e implementar a política habitacional do Município; Promover medidas compatíveis com a destinação institucional do órgão; Desempenhar outras atribuições que lhe forem expressamente cometidas pelo chefe do Poder Executivo.
Carmem Helena Bonaparte Milhomem
(63) 99221-8809
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A Secretaria Municipal de Esportes é responsável por planejar, organizar, coordenar, orientar, executar, controlar e fiscalizar as atividades relativas ao desporto; pesquisar, orientar, apoiar e desenvolver a educação física, o desporto, estimulando essas práticas com vistas á expansão potencial existente; administrar, controlar a utilização e zelar pelas praças esportivas do Município; gerir a infraestrutura e proteger o patrimônio desportivo; coordenar os agentes envolvidos no desenvolvimento de práticas esportivas formais e não formais no Município; organizar campeonatos, torneios, competições e encontros regionais esportivos de interesse público; propor e gerir convênios com órgãos, entidades e municípios, em atividades relativas ao desporto e ao lazer; preparar calendários, programas e guias esportivos e de lazer
Valdeis Cantuário dos Santos
(63) 99221-8809
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A Secretaria de Administração e Planejamento tem a missão de : assegurar a orientação técnica normativa o controle técnico; registrar, controlar, gerir e conceder direitos e deveres aos servidores do Município. Recrutar, selecionar, planejar e desenvolver o Recurso Humano do Município; supervisionar e controlar os níveis de desempenho produtividade eficiência do servidores; administrar compras, licitações e almoxarifado. Acompanhar e gerir contratos e convênios, contribuir coordenar e cumprir o Plano de Ação Municipal e fazer cumprir as Leis Orçamentárias.
Naykcon Campos Ribeiro
(63) 99221-8809
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admpreffigaas@gmail.com
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A Secretaria
Municipal da Agricultura, da Indústria e do Comércio é um órgão de
assessoramento ao Prefeito, competindo-lhe, especialmente:
- Assessorar
o Prefeito no planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação das
atividades relacionadas com a agricultura, a pecuária, a indústria e o
comércio;
- Dirigir ou promover a execução de projetos que visem incentivar e modernizar
a agricultura, a indústria, a pecuária e o comércio no Município, elaborar os
respectivos projetos e acompanhar a execução dos mesmos, em consonância com as
diretrizes do planejamento municipal;
- Elaborar e propor ao Prefeito, as políticas relacionadas com a agricultura, a
pecuária, a indústria e o comércio;
- Incentivar a instalação de novas indústrias e promover a criação de programas
de apoio aos pequenos e médios produtores rurais;
- Prestar, em consonância com os órgãos governamentais ,a assistência rural ao
homem do campo;
- Promover a assistência aos trabalhadores rurais e suas organizações legais,
procurando proporcionar-lhes, entre outros benefícios, meios de produção, de
trabalho, saúde e bem estar social;
-Promover a criação e manutenção do viveiro municipal de mudas;
-Incentivar a formação de hortas e a criação de peixes;
- Incentivar o reflorestamento e a preservação de mananciais;
- Promover, sob a orientação técnica da EMATER e outros órgãos congêneres, o
uso de novas técnicas agrícolas e de manejo do rebanho, visando maior
produtividade;
- Supervisionar, com auxílio técnico da EMATER e outros órgãos congêneres, o
uso de defensivos agrícolas, visando a defesa do meio ambiente e a qualidade
dos produtos alimentares;
- fucentivar toda e qualquer espécie lícita de produção que colabore para o
desenvolvimento do Município;
- Proporcionar a patrulha mecanizada, objetivando incentivar a produção agropecuária
aos Município.
Hélio Coelho da Silva Júnior
(63) 99229-0052
Smpicma@gmail.com
AV BERNARDO SAYÃO Nº 1445
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A Secretaria Municipal de Obras Públicas tem
como atribuições por planejar, desenvolver, controlar e executar as atividades
inerentes à construção de obras públicas; é responsável também pelas atividades
inerentes quanto à abertura e pavimentação de vias públicas, pontes, viadutos,
canais e redes de drenagem.
Acompanhar
a manutenção, a conservação preventiva e reparos de máquinas e veículos da
Secretaria.
Carlos Alberto de Oliveira
(63) 99221-8809
(63) 99221-8809
prefeituradefigueiropolis@yahoo.com.br
AV BERNARDO SAYÃO Nº 1445
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Luciane Marques de Oliveira
(63) 99221-8809
(63) 99221-8809
secretariamunicipaldeeducacaof@gmail.com
AV BERNARDO SAYÃO Nº 1445
Segunda a Sexta-feira das 12:30 às 17:30
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A Secretaria Municipal de Finanças tem por objetivo, executar sintética e analiticamente, a combinação orçamentária e patrimonial do Município, de acordo com a Legislação vigente, preparando o balancete da receita e da despesa, os balanços gerais assim como as prestações de contas às entidades ou órgãos federais, estaduais e municipais. Acompanhar a execução do orçamento em todas as suas fases, mediante o empenho prévio das despesas e controle dos saldos das dotações orçamentarias. Fornecer suprimento de recursos financeiros aos demais órgãos da Administração Municipal, quando solicitado ou autorizado pelo Prefeito. Manter rigorosamente em dia o controle dos saldos das contas mantidas em estabelecimentos de crédito e movimentadas pela prefeitura.
Hannyele Crystinna Silva Bento.
(63) 99221-8809
(63) 99221-8809
hannyele0211@gmail.com
Av. Bernardo Sayão, 1445- Centro-Prefeitura de Figueirópolis-TO.
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O Secretário Municipal de Gabinete é incumbido de prestar assistência direta ao Prefeito Municipal em suas relações político-administrativas com pessoas, órgãos e entidades, internos ou externos, no cumprimento de suas atribuições;
Preparar e remeter os expedientes e atendimentos aos interessados; Recepcionar, analisar e dar o devido encaminhamento às pessoas e assuntos recebidos pelo Gabinete do Prefeito; Organizar e manter sob a sua guarda e responsabilidade os documentos oficiais; Acompanhar a tramitação de documentos de interesse para o prefeito; Atender e encaminhar os interesses aos órgãos competentes da Prefeitura; Desempenhar outras atividades correlatas que lhe foram atribuídas, tais como coordenação e organização dos eventos municipais, atendimento de ouvidoria das demandas da comunidade, fazendo o devido encaminhamento às secretarias responsáveis para solução de problemas.
Acompanhamento de assessoria nos eventos municipais.
Hélio Costa Moreno
(63) 99221-8809
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Orlando Carmo Arantes Neto
(63) 99221-8809
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AV. Bernardo Sayão 1445
12:30h às 17:30h
O Controle Interno é um sistema de fiscalização e orientação do Poder Executivo Municipal e lotado na Secretaria Municipal de Gabinete da Prefeita, que exerce na atuação efetiva no controle orçamentário e financeiro, no acompanhamento da execução dos gastos, na fiscalização do uso racional dos bens e serviços executados e ou contratados pelo ente municipal. Visando resguardar o cumprimento dos princípios da administração pública,a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Há de se ressaltar que o controle interno restringe-se a um único servidor no município, o qual acompanha diariamente os processos de compras, pagamentos e licitações, promovendo diariamente orientação dos atos de gestão, quer estes sejam executados pelo gestor ou por seus secretários municipais.
GABRIEL RODRIGUES FORZANI
(63) 99221-8809
(63) 99221-8809
controleinternofigueiropolis@gmail.com
AVENIDA BERNARDO SAYÃO 1445
12:30h às 17:30h
Formulação de políticas e a proposição de diretrizes ao Governo Municipal voltadas para a juventude.- Coordenação da implementação das ações municipais voltadas para as ações dos jovens.
- Formulação e execução direta ou indiretamente em parceria com entidades públicas e privadas de programas, projetos e atividades para jovens.
- Apoio e a iniciativa da sociedade civil destinados a fortalecer a auto-organização dos jovens.
- Promover e incentivar intercâmbio e entendimento com organizações e instituições afins de caráter nacional ou internacional
- Promover o desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas sobre a vida e a realidade de juventude.
- Conscientizar os diversos setores sobre a realidade da juventude municipal
- Promover campanhas de conscientização e programas educativos
- Promover cursos, visando a formação de jovens líderes.
- Planejar, coordenar e supervisionar as ações de forma que os esporte e lazer sejam praticados e desenvolvidos em todos os níveis, buscando a integração social, educação e preparação de cidadãos para a vida.
- Elaborar e propor à Administração Municipal anteprojetos de programas anuais para o incentivo a prática do esporte e lazer.
SAMARA SOUSA MACIEL
(63) 99221-8809
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secretariajuventude09@gmail.com
AV BERNARDO SAYÃO Nº 1445
Segunda a Sexta-feira das 12:30 às 17:30
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A Secretária Municipal de Cultura e Eventos, competem as seguintes atribuições:
II. universalizar o acesso aos bens e serviços culturais;
III. contribuir para a construção da cidadania cultural;
IV. reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões
culturais presentes no município;
V. combater a discriminação e o preconceito de qualquer espécie e natureza;
VI. promover a equidade social e territorial do desenvolvimento cultural;
VII. qualificar e garantir a transparência da gestão cultural;
VIII. democratizar os processos decisórios, assegurando a participação da sociedade;
IX. fortalecer a economia da cultura, no âmbito local;
X. consolidar a cultura como importante vetor de desenvolvimento sustentável;
XI intensificar as trocas, os intercâmbios e os diálogos interculturais;
XII contribuir para a promoção da cultura da paz.
Vilmar Pinto dos Reis
(63) 99221-8809
(63) 99221-8809
prefeituramunicipalfig@gmail.com
Av. Bernardo Sayão, 1445- Centro-Prefeitura de Figueirópolis-TO.
Segunda a Sexta-feira das 12:30 às 17:30
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